terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ternura na gestação

"Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e
ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá".

Charles Chaplin

Muitas vezes, nós, mães, ficamos tão sobrecarregadas de tantas responsabilidades e tarefas que acabamos nos esquecendo dos gestos mais simples.

É comum vermos muitas grávidas atoladas com tantos preparativos: decoração do quarto do bebê,  o enxoval, a roupa da saída da maternidade, carrinho, cadeirão, curso de preparação e outros tantos afazeres.

Claro que tudo isso é importante, mas não devemos nos esquecer do fundamental que é o carinho, a criação do vínculo mãe-filho.

Curta cada momento da gestação. Cuide de você mesma muito bem com hábitos saudáveis, longe de cigarros e bebidas alcóolicas. Exercite-se conforme a orientação do seu médico. Faça massagem na barriga com hidratantes específicos para evitar estrias ou óleos corporais e aproveite para conversar com seu bebê, falando o quanto ele é especial e querido, qual será seu nome. Cante para ele. Tome banho de sol na barriga. Beba muita água. Aproveite para relaxar e descansar bastante.

Apesar de a experiência da gestação de um filho ser vivenciada de forma diferenciada entre o homem e a mulher, a participação do pai é de extrema importância. Muitas pesquisas mostram que os recém-nascidos são sensíveis e receptivos ao contato com o pai: sua voz, as sensações causadas à mãe, seus carinhos na barriga. Todos esses gestos são captados pelo bebê, o que contribui para o aumento do vínculo pai-bebê após o nascimento.

Portando, cuide-se e aproveite para tirar muitas fotos desse momento tão especial que é o momento da espera para a chegada do seu bebê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário