quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mamadeiras: qual a melhor opção?

 

Ao nos depararmos nas prateleiras, encontramos uma grande variedade de mamadeiras separadas por cores, marcas, formatos e indicações. Mas, qual a mamadeira ideal?

         Na minha opinião, a mamadeira da NUK é muito boa! Gosto muito dela, primeiro por ser de boa qualidade, o bico é excelente, evitando vazamentos e futuros problemas dentários e pelo custo-benefício.

Um jeito fácil de se decidir por uma boa mamadeira é, primeiramente, escolhendo o tamanho, que podem ser:

- pequena (± 30 ml): também conhecida como "chuquinha", indicada para sucos, água e chá, geralmente liberados a partir dos 6 meses;
- média (± 150 ml)
- grande (± 300 ml)

         Quanto ao bico, a NUK disponibiliza apenas 2 tamanhos:
- tamanho 1: para bebês de 0 à 6 meses;
- tamanho 2: para bebês acima de 6 meses.

         Como dentista, não posso deixar de falar da vantagem do bico ortodôntico da mamadeira em relação aos comuns, pois ele auxilia no vedamento dos lábios.
         Outro ponto importantíssimo é a cárie dentária, que afeta crianças de 1 a 3 anos de idade que usam mamadeira açucarada. Geralmente essas crianças adormecem sem que seja feita uma higiene oral adequada.
          Uma dica é não comprar todas as mamadeiras de uma só vez. O ideal é que seu bebê se adapte bem!
         O ternura de mãe aconselha às mães que não amamentam no seio: na hora da mamadeira, coloque seu bebê no colo,  para criar um contato terno e aconchegante, muito importante para o desenvolvimento emocional e físico de seu bebê!



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ternura na gestação

"Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e
ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá".

Charles Chaplin

Muitas vezes, nós, mães, ficamos tão sobrecarregadas de tantas responsabilidades e tarefas que acabamos nos esquecendo dos gestos mais simples.

É comum vermos muitas grávidas atoladas com tantos preparativos: decoração do quarto do bebê,  o enxoval, a roupa da saída da maternidade, carrinho, cadeirão, curso de preparação e outros tantos afazeres.

Claro que tudo isso é importante, mas não devemos nos esquecer do fundamental que é o carinho, a criação do vínculo mãe-filho.

Curta cada momento da gestação. Cuide de você mesma muito bem com hábitos saudáveis, longe de cigarros e bebidas alcóolicas. Exercite-se conforme a orientação do seu médico. Faça massagem na barriga com hidratantes específicos para evitar estrias ou óleos corporais e aproveite para conversar com seu bebê, falando o quanto ele é especial e querido, qual será seu nome. Cante para ele. Tome banho de sol na barriga. Beba muita água. Aproveite para relaxar e descansar bastante.

Apesar de a experiência da gestação de um filho ser vivenciada de forma diferenciada entre o homem e a mulher, a participação do pai é de extrema importância. Muitas pesquisas mostram que os recém-nascidos são sensíveis e receptivos ao contato com o pai: sua voz, as sensações causadas à mãe, seus carinhos na barriga. Todos esses gestos são captados pelo bebê, o que contribui para o aumento do vínculo pai-bebê após o nascimento.

Portando, cuide-se e aproveite para tirar muitas fotos desse momento tão especial que é o momento da espera para a chegada do seu bebê!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Como tudo começou...

Olá a todos,

Aqui se inicia um novo blog! Com certeza, muitas de vocês devem estar pensando, lá vem mais um. Mas esse é diferente, pois conta com dicas valiosas para uma mãe moderna e antenada.

Aguardem pois estamos só começando e contamos com seus comentários.

Beijos a todas e até breve!